top of page

CANELA | BRASIL 

CASA DE LATA

CLH.jpg

UMA CASA PÁTIO

uma residência urbana, pequena e térrea, destinada a um casal e aos seus carros antigos. o pátio enquadra a vista para as árvores preservadas do entorno. um bloco fechado e austero que, desde o interior, transforma-se em planos transparentes e permeáveis. a aparência escura e o jardim envolvem o projeto de forma a estabelecer uma conexão com a paisagem circundante.

LOGROÑO | ESPANHA 

PAVILHÃO CONCENTRICO

02 _ sauermartins + mauricio mendez _ pabellón concéntrico © josemas cutillas.jpg

'SITE SPECIFIC'

uma manifestação da dualidade expressa pela constante superposição de contrastes: a instabilidade e o equilíbrio, o contemporâneo e o histórico, o muro que limita e o círculo que recebe, o espaço, de uma só vez, interior e exterior, o aberto e o fechado, sinalizam, ao mesmo tempo, o peso e a leveza presentes no momento atual.

CANELA | BRASIL 

GALPÃ0

0325.sauermartins.GalpaoCanela-sRGB-KOKP6719.jpg

UM PEQUENO ATELIER EM MADEIRA   

 

com o objetivo de aprender com a construção, com o comum, com o local, investigam-se interações possíveis entre arquitetura contemporânea e práticas tradicionais de construção em madeira, reconhecendo a presença de técnicas construtivas vernáculas e de uma mão de obra com um importante conhecimento prático no trabalho com a madeira.

CEIBAS | ARGENTINA

OBSERVATÓRIO

HW.jpg

UMA ARQUITETURA E UM MARCO NA PAISAGEM

a abordagem do projeto lida com o contexto que conecta e identifica nossa paisagem; com seus infinitos planos de campos e céu. o observatório é um pavilhão temporário em madeira que estabelece uma conexão única com o lugar. a partir dos diferentes níveis o visitante, protegido por um véu translúcido,  contempla as vistas para os campos e para as estrelas.

PORTO ALEGRE | BRASIL 

CASA BOLÍVAR

BLV.jpg

UM CONTEXTO ESPECÍFICO

o desafio da casa bolívar é construir minimizando interferências na paisagem natural. a área restrita do lote triangular de esquina, o declive acentuado de 8 metros e a densa arborização determinam e orientam sua implantação. a estrutura metálica propicia apoios pontuais e viabiliza o balanço do pavimento superior que define o acesso à residência, conservando a topografia original do terreno e preservando ao máximo a vegetação existente no entorno

SÃO PAULO | BRASIL 

NOVA BIBLIOTECA

UMA NOVA BIBLIOTECA

​além do desafio urbano de intervir no centro histórico da cidade de são paulo, o projeto lida com um edifício de escritórios existente e com um programa de biblioteca vertical. os cortes e aberturas propostos na seção permitem a conexão entre os diferentes níveis e maior iluminação natural para as áreas internas, aprimorando a experiência dos visitantes em todo o edifício.

MONTENEGRO | BRASIL 

MONTENEGRO

MON.jpg

UM REFÚGIO CERCADO PELA NATUREZA

uma casa de fim de semana, um pequeno refúgio localizado em meio à paisagem rural da cidade de montenegro, o volume articulado permite explorar os impressionantes visuais do lugar, propor estudos em relação ao habitar mínimo e explorar a madeira enquanto material e técnica construtiva.

PORTO ALEGRE | BRASIL 

VILA ASSUNÇÃO

RVA.jpg

INTERVENÇÃO EM UMA CASA MODERNA

a intervenção na casa construída em 1968 na zona sul de porto alegre busca, a partir de poucas operações, resgatar a qualidade do projeto original, adaptando a residência às necessidades dos novos proprietários. a partir do redesenho das aberturas originais e da inserção de aberturas zenitais, o projeto se concentrou em ampliar a conexão com o exterior e aumentar a iluminação dos espaços internos.

ATLÂNTIDA | BRASIL

ATLÂNTIDA

ATL 2.jpeg

NOVAS ÁREAS ABERTAS 

 

a proposta expande a área da casa com novos dormitórios e espaços de estar e lazer integrados à área externa e à piscina. a ampliação se conecta-se ao pátio interno por meio de amplas esquadrias de madeira e de painéis de fechamento em aço corten. 

BELO HORIZONTE | BRASIL 

TRAVESSIAS

SOB O VIADUTO


uma travessia urbana, uma intervenção nas áreas residuais dos baixios dos viadutos da via expressa leste-oeste, em belo horizonte. a proposta visa ultrapassar as barreiras físicas originadas pela justaposição das avenidas, um arroio e os trilhos do trem urbano proporcionando uma rota acessível para pedestres e ciclistas e oferecendo uma experiência de percurso próxima à escala humana.

bottom of page